Lembro que alguns dias eu estive pensando...
Sobre como observar um local e retratá-lo da melhor forma, ou ao menos o que os meus olhos podem enxergar...
Ao capturar um momento é muito mais que só clicar; é observar, analisar e encontrar um perspectiva menos comum. Muito influenciado por outras referências ou por uma fotografia preexistente, somos levados a repetir a cena. Esquecemos de ser criativo, não criando algo novo; Já que o ambiente fotografado, na maioria das vezes, não passará por muitas mudanças tão facilmente, mas tentando analisar a cena e vendo pequenos detalhes que não foram capturados por outrem.
Levando em consideração a estabilidade do meio, fotografamos com o que consumimos ao longo de nossas vidas. Nossas referências visuais, e muitas vezes nossos gostos particulares. Tomamos base e ponto daí para fazermos, ou ao menos tentar-se um click inovador, provocativo e reflexivo no público alvo.
Bem fácil surpreender quem te admire, porém conquistar novos olhares é bem desafiador, já que milhões de imagens são geradas dias após dias com a disseminação das redes socias. Para impactar e criar algo ainda não visto, é praticamente raro, uma vez que precisamos de referencias que já existem. Ou seja, não conseguiremos criar, apenas realizar releituras do que já há em vida.
Então, ao retratar um cenário, teremos que entender que não conseguiremos criar algo novo, apenas reproduzir em um outro olhar a visão de mundo que temos. E isso é fotografia!